quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Oficina de Abayomi e de bonecas negras


Oficina de Abayomi

A palavra abayomi tem origem incerta, em iorubá, significa aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome é comum na África do sul.

No Brasil, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens, de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fadas e manifestações folclóricas e culturais.

Fonte internet: Wikipédia em 28/11/2008


A oficina de bonecas Abayomi foi desenvolvida pelas professoras Heloísa e Ana Silvia.

Confecção de bonecas negras


As professoras Cenira e Paula confeccionaram com os alunos bonecas negras para enfeitar as pontas de lápis.



3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, desejo saber como posso aprender essa forma artesanal de construir bonecas de pano ?

Anônimo disse...

Oi, sou Fátima! Brasileira missionária na África, uma vez mais ou menos 13 anos atrás, tive a oportunidade de ter uma rápida oficina destas bonecas e gostei muito, mas gostaria de me atualizar para ensinar as adolescentes e jovens aqui na África como posso fazer? Obrigada. Acho lindo este trabalho.

Anônimo disse...

Nos aqui da regiao dos logas ( Rio Das Ostras) estamos desenvolvendo um projeto sobre africanidade e gostariamos de realizar uma oficina de bonecas, porém não temos conhecimento para fazer a oficina. Você pode indicar alguem ou ONG que pudesse nos ajudar?
E. M. Padre José Dilson Dorea.
Lilian Medina